Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como Evitar Golpes no Cartão de Crédito

    Publicado por Damiao Oliveira
    há 3 anos

    Quadrilhas se aproveitam do aumento das transações digitais pelo isolamento social para aplicar golpes com o cartão de crédito. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).No entanto, 53% afirmam ter esperança de reaver o dinheiro ou parte dele. A maioria das queixas (52%) se refere ao não recebimento de produtos comprados online.

    Os golpistas criam armadilhas para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes. Além disso, levam os usuários a fazerem pagamentos em benefício de criminosos.

    A Febraban sugere atenção ao golpe do falso motoboy. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente.

    Os golpistas usam técnicas de engenharia social para obter informações sigilosas, como senhas e dados pessoais. Depois, informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares. Para passar uma imagem de segurança, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, no sentido do comprimento, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy, No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.

    Auxílio emergencial tem sido motivo para golpe no cartão de crédito

    Outro exemplo de golpe com o cartão de crédito que surgiu na esteira da pandemia causada pelo novo corona vírus são as dezenas de aplicativos falsos relacionados ao auxílio emergencial criado pelo governo federal. Nele, os golpistas se aproveitam da necessidade de as pessoas se cadastrarem para receber o benefício, para roubar a informações sigilosas.

    “A mistura de medo da doença e a confusão trazida pelo excesso de fontes de informação criam o ambiente perfeito para a ação dos golpistas”, diz o diretor-adjunto de operações da FEBRABAN, Walter de Faria.

    1 – Clonagem

    A clonagem é um golpe tradicional nessa área. É verdade que ela era mais comum no passado, quando os cartões não utilizavam tão amplamente a tecnologia de chips. Entretanto, até hoje ainda existem criminosos que realizam essa fraude.

    Para ela ocorrer, eles precisam copiar os seus dados (como nome, número e código de segurança do cartão) e registrar em outro cartão. Então, utilizam o clonado para fazer compras em seu nome.

    Esse golpe pode acontecer pela internet ou ser realizado com a ajuda de um “chupa cabra” — um aparelho eletrônico que é colocado nos leitores de cartões em lojas ou em caixas eletrônicos. Dessa forma, os dados são roubados sem que você perceba.

    2 – Confirmação de dados bancários

    Outro golpe muito comum que envolve cartão de crédito acontece por meio de um falso contato para confirmação de dados bancários. Nesse caso, os criminosos falam com a vítima por meio de uma mensagem ou ligação telefônica.

    Eles fingem ser funcionários da central de atendimento das administradoras de cartão de crédito. Dessa forma, solicitam diversas informações, como o número e até a senha do cartão.

    Quando conseguem obter esses dados, eles estão aptos a utilizar seu cartão.

    3 – Compras em sites falsos

    Você também está exposto a golpes ao realizar suas compras no ambiente virtual.

    O maior perigo nesse meio é o cadastro em sites falsos: o consumidor pensa que está comprando um produto real e preenche normalmente o cadastro para que sua compra seja efetivada, mas tem seus dados roubados.

    Em geral, as pessoas chegam a esses sites por meio de links recebidos no email (spams) ou mensagens nas redes sociais. Eles normalmente apresentam preços muito abaixo do normal, por isso, vale a pena desconfiar.

    4 – Troca de cartão

    Nem sempre o seu cartão precisa ser clonado para que você sofra um golpe. Uma das ações dos criminosos envolve a troca entre cartões. Essa prática acontece em um momento oportuno e conta com a distração das vítimas.

    Ao realizar uma compra ou utilizar o seu cartão em uma máquina de autoatendimento, um criminoso pode estar por perto observando você digitar a senha. Depois, tudo o que ele tem que fazer é trocar o seu cartão por um semelhante.

    Com isso, ele fica de posse do seu cartão e pode realizar compras. Muitas vezes, a vítima só se dá conta disso quando tenta utilizar novamente o recurso e percebe que não está com o seu.

    5 – Compra duplicada

    Esse golpe exige que você tenha muito cuidado onde realiza as suas compras. Algumas lojas podem ter criminosos aplicando golpes. No caso da compra duplicada, o vendedor faz com que o cliente pague o valor mais de uma vez.

    A vítima é informada que algo deu errado no pagamento e que será preciso tentar novamente. Dessa forma, você pode ter que pagar muito mais pelo produto. Esse golpe costuma ser menos frequente, mas é importante ficar atento a ele.

    Fonte: FEBRABAN

    • Sobre o autorEspecialista em Privacidade de Dados
    • Publicações174
    • Seguidores44
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-evitar-golpes-no-cartao-de-credito/1265143395

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)