Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Fórum Econômico Mundial aponta iminência de pandemia cibernética

Publicado por Damiao Oliveira
há 3 anos

A previsão está sendo feita por especialistas do Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial

Em 2025, as tecnologias de próxima geração como conectividade onipresente, inteligência artificial, computação quântica ou novas abordagens de gerenciamento de identidade e acesso podem liquidar as defesas e dar início a uma pandemia cibernética global. A previsão está sendo feita por especialistas do Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial e foi publicada na semana passada com o título “Averting a cyber pandemic: how businesses are building a global response to cybersecurity risks”.

O relatório afirma que “as tecnologias da próxima geração representam novos riscos para o mundo, e seu impacto não é totalmente compreensível neste estágio. Há uma necessidade urgente de ação coletiva, intervenção política e maior responsabilização por organizações governamentais e empresas privadas. Sem esta intervenção, será difícil manter a confiança nas novas tecnologias, das quais depende o futuro desenvolvimento do mundo”.

Em conjunto com a Oxford Martin School da Universidade de Oxford, o WEF anunciou uma iniciativa chamada “Future Series: Cybercrime 2025”, cujo principal objetivo é identificar as abordagens necessárias para gerir os riscos cibernéticos associados às principais tendências tecnológicas. Mais de 150 especialistas em segurança cibernética de empresas de segurança da informação, institutos de pesquisa e outras organizações, incluindo Palo Alto Networks, Mastercard, KPMG, Europol, ENISA e NIST, estão envolvidos no programa.

“A segurança não é vista como parte integrante das tecnologias inovadoras e, por isso, não há investimentos suficientes em apoios (conhecimento, orientação, investigação) e incentivos (forças de mercado, regulação) para o desenvolvimento seguro de novas tecnologias. Os recursos e tecnologias existentes não serão adequados para esse propósito, e portanto prevenir ameaças e responder a incidentes exigirão novas abordagens ”, acreditam os especialistas do WEF.

Entre as abordagens recomendadas, o WEF lista a redução das lacunas de capacidade global em segurança cibernética, a criação de uma força de trabalho e o afastamento de abordagens fragmentadas de segurança cibernética que levam a interdependências e confusão de políticas e tecnologias.

Fonte : CISO Advisor

  • Sobre o autorEspecialista em Privacidade de Dados
  • Publicações174
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-economico-mundial-aponta-iminencia-de-pandemia-cibernetica/1163780942

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)