Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Brecha no Waze deixava invasor rastrear e identificar usuários

Pesquisador descobriu que API do app exibia não apenas suas coordenadas, mas também as de outros motoristas

Publicado por Damiao Oliveira
há 4 anos

Uma vulnerabilidade descoberta no aplicativo de navegação Waze, do Google, permitia que hackers identificassem e rastreassem usuários. A Autoevolution.com relata que a falha foi descoberta pelo engenheiro de segurança Peter Gasper. Ao usar a interface da web do aplicativo, ele descobriu que poderia solicitar que a API do Waze exibisse não apenas suas coordenadas, mas também as de outros motoristas nas proximidades.

Os dados retornados pela API mostraram números de identificação exclusivos para os ícones no mapa que representavam outros motoristas. Esses números de ID não mudaram com o tempo, tornando possível para qualquer pessoa que explorou a falha rastrear um usuário de aplicativo específico durante toda a sua viagem.

“Decidi rastrear um driver e depois de algum tempo ela realmente apareceu em um lugar diferente na mesma estrada”, explicou Gasper. “Eu gerei o editor de código e construí a extensão Chromium aproveitando o componente chrome.devtools para capturar respostas JSON da API. Consegui visualizar como os usuários viajavam amplamente entre os distritos da cidade ou até mesmo as próprias cidades.”

Uma investigação mais aprofundada pelo pesquisador revelou que um hacker poderia acessar os nomes reais dos usuários que interagiram com o aplicativo. “Descobri que se um usuário reconhece qualquer obstáculo na estrada ou patrulha policial relatada, o ID do usuário junto com o nome de usuário é retornado pela API do Waze para qualquer Wazer que esteja dirigindo pelo local”, disse Gasper ao site.

“O aplicativo geralmente não mostra esses dados, a menos que haja um comentário explícito criado pelo usuário, mas a resposta da API contém o nome de usuário, ID, local de um evento e até mesmo a hora em que foi confirmado”, acrescentou ele.

Em dezembro, Gasper relatou a vulnerabilidade à empresa e ganhou como uma recompensa US $ 1.337. A falha já foi corrigida, segundo a empresa.

Fonte : CISO Advisor

  • Sobre o autorEspecialista em Privacidade de Dados
  • Publicações174
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brecha-no-waze-deixava-invasor-rastrear-e-identificar-usuarios/1105967252

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)